Cuscuz um prato brasileiro

O cuscuz é consumido em todo Brasil, mas tomou força principalmente nos estados do nordeste. Seu preparo é simples, pode ser salgado ou doce; também é versátil acompanhando carne vermelha, branca, coco, leite, legumes, o que quiser; nutritivo e delicioso é bem vindo no café da manhã, no almoço e no jantar. E se eu disser que além disso tudo é uma ótima opção para dietas de emagrecimento e de ganho de massa magra? Podemos classificar um carboidrato que emagrece: cuscuz.

A matéria prima do cuscuz é o milho

O cuscuz é feito com milho. Um cereal antiquíssimo rico em carboidratos complexos, sendo assim uma ótima fonte de energia; possui fibras, estas que regulam o trânsito intestinal, baixam o colesterol e aumentam a saciedade; tem vitaminas como a B1(tiamina) que auxilia nos impulsos nervosos e transmissões entre os neurônios e a vitamina A que participa da regeneração celular, dá brilho e vitalidade para a pele, unhas e cabelos e é aliada no bom funcionamento do pulmão; também presente nesse cereal o ácido fólico que ajuda na prevenção de doenças cardíacas; é isento de glúten, então está liberado para quem tem sensibilidade ou é celíaco.

Valor Calórico

Uma xícara de cuscuz possui 176 calorias que é um valor calórico baixo se comparado a uma xícara de arroz com 205 calorias e de quinoa com 222 calorias. Sem falar que ao receber água, ao ser cozido, os flocos são hidratados, ocupam mais espaço, e 100g viram 113 calorias. Cabe direitinho na dieta, analisando a quantidade de calorias diárias para a dieta do indivíduo, e no bolso, pois por ser feito à base de farinha não é um produto caro.

Ingredientes

  1. 1/2 pacotinho de milharina
  2. 1 pitada de sal
  3. 50 g de coco ralado
  4. 1/2 xícara de água
  5. 1/2 xícara de leite de coco

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes secos em um recipiente
  2. Acrescente a água e o leite de coco aos poucos, até formar uma farofa bem úmida
  3. Deixe descansar por 5 minutos
  4. Coloque na cuscuzeira sem amassar
  5. Cozinhe por 15 minutos
  6. Sirva quente com queijo coalho ou queijo mozarela em fatias

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